Definição do Índice de Seca de Keetch-Byram

O Índice de Seca de Keetch-Byram é uma estimativa acumulada de deficiência de humidade (potencial de incêndio) com base em parâmetros meteorológicos e uma aproximação empírica para o esgotamento de humidade no solo e nos níveis das camadas superiores (Keetch e Byram 1968;. Janis et al 2002). É um índice de seca desenhado especificamente para a avaliação de potencial de incêndio (Keetch e Byram 1968; Heim 2002; Dimitrakopoulos e Bemmerzouk 2003) e é considerado como uma ferramenta convencional para estimar o potencial de fogo (Janis et al 2002).

Este índice requer apenas alguns dados meteorológicos, de temperatura máxima diária, a precipitação total diária e a precipitação normal (média anual).

O índice é inicializado quando o solo está próximo da saturação (próximo à capacidade de campo). A saturação do solo varia de acordo com a região geográfica, mas pode ser alcançado durante eventos prolongados de precipitação (Janis et al. 2002).

Keetch e Byram (1968) sugeriram que a 150-200 mm de precipitação numa semana é suficiente para a inicialização.




Calculadora do Factor de Seca (DF - Drought Factor)

Calculadora do Factor de Seca (DF - Drought Factor)

COMENTÁRIOS DO AUTOR:
A tabela de cálculo que se apresenta é um exercício de JavaScript e embora tenha sido testado não dá garantias em relação à precisão dos resultados.
INSIRA OS VALORES NOS RESPECTIVOS CAMPOS
Byram-Keetch Drought Index
(mm equivalents)
Quantidade de Precipitação
(mm)
Nº de Dias desde a última chuva



Drought Factor